Ednas

Ednas

sábado, 22 de outubro de 2011

Estudo genético do câncer de mama

Hoje fui consultar uma geneticista para fazer o estudo genético (o oncologista que me encaminhou).
Foi bem legal. Ela me explicou tudo e me indicou a fazer o estudo da genética.
Ainda não decidi se vou fazer, pois o resultado pode ser “doloroso”... pode dar uma “pré-disposição” para outros tipos de tumores.
Se eu tiver, não sei se vou querer saber. Talvez eu fique triste com o resultado. Ainda preciso amadurecer essa idéia.
A médica me disse que as mulheres do Sul do Brasil têm alterações no gene p53. Então este é um estudo a ser feito e outro é nos genes BRCA1 e BRCA2.  O primeiro teste ela me disse que tem um estudo em andamento – que não teria custo e os demais apenas o Hospital Moinhos faz e custa em torno de R$ 7.000,00.
Eu até estava descartando essa idéia (estudo genético), mas ela me disse na consulta que isso poderá mudar o meu tratamento. Vou discutir isso com o meu oncologista na próxima consulta (novembro).

_________________________________________________

Gene p53: presente no cromossomo 17, este gene está mutado em cerca de 2/3 dos casos de câncer. Ocorre predisposição a desenvolver câncer em vários locais, como mama, ossos, cólon, pâncreas, entre outros.
Genes BRCA1 e BRCA2: estão presentes nos cromossomos 17 e 13, respectivamente. Se mutados predispõem ao aparecimento de câncer de mama e de ovário, que tanto podem ter caráter esporádico quanto hereditário.

5 comentários:

  1. VOCE É BONITA DE QUALQUER MODO MULHER...
    AS PESSOAS TAMBEM VIVEM ME PERGUNTANDO SOBRE MEUS CABELOS DE 80 CM...
    AFINAL SOMOS MULHERES...PODEROSAS, CORAJOSAS E LINDAS...TENMOS UM UTERO!
    AMEI SEU RELOGINHO...COPIEI TAMBEM...
    BEIJOSS

    ResponderExcluir
  2. OUVI LA NO INCA,
    QUE O CANCER ANTES ERA UMA DOENÇA DE IDOSO...
    AGORA NESSE MUNDO LOUCO TUDO MUDOU, POIS EU FIQUEI INTERNADA COM UMA MENINA DE 16 E 18 ANOS...COM UM CANCER NA MAMA!
    TENHO A CERTEZA DE QUE ISSO VEM DAS BOMBAS NUCLEARES QUE FICAM NO AR...OU NOS COMES E BEBES DESSAS COMIDAS CONGELADAS E ENLATADAS COMO LEITES DE CAIXINHAS, MUITOS HORMÔNIOS NA CARNE, SEI LA...SO SEI QUE NÃO COMO MAIS ESSAS COISAS COMO HAMBURGUER, SO COMO LEGUMES E FRUTAS E PEIXES FRSCOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tb ouvi muito isso! Principalmente qunado fiz a biópsia... "não é nada pq tu não tem fator de risco, és jovem, não tem caso na família... deve ser um cisto"... e quando vc fica sabendo o mundo abre e você caí! É um tremendo susto! Principalemnte na primeira semana até vc assimilar!

      Excluir
  3. Ola, descobri q tinha CA d mama como vc, no final de 2005, aos 36 anos...
    Fiz quimio tradicional, caiu cabelo, passei a usar o herceptin (oq foi uma bencao, pq com ele nao precisei parar de trabalhar e nao senti mais nenhum efeito colateral), fiz radioterapia...
    Hj faz 6 anos e estou superbem, e achei seu blog hj, li e fiquei curiosa em saber como estas, ja q seu ultimo acesso foi em out/2011. Torco para q estejas bem !!!!
    Fernanda Cunha (Fpolis/SC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estou ótima! Passei um tempo sem escrever pq estava tão bem que retomei minha vida normalmente! Sempre que posso eu escrevo para compartilhar com todos a continuidade dessa luta! Beijos, Edna

      Excluir